Colunista RC24h – Kakáh Federico: Gravidez x Atividade Física


Até a década de 80, a principal recomendação para a gestante era: REPOUSO ABSOLUTO. Isso porque o temor era de que a atividade física pudesse comprometer o desenvolvimento do feto e até mesmo pudesse provocar um aborto.


Assim como em qualquer área da saúde os avanços aconteceram e, desde a década de 90, essa recomendação mudou. Pesquisas realizadas no decorrer das décadas de 80 e 90 demonstraram que gestantes ativas, praticantes de atividades físicas, tinham uma qualidade melhor da gestação, além de filhos mais ativos, ou seja, a atividade física era benéfica para as gestantes e seus bebês.


O Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), em suas últimas diretrizes, recomenda que as mulheres pratiquem atividades físicas, antes, durante e após a gestação. Recomenda-se de 20 a 30 minutos de atividade moderada para mulheres com gestações sem complicações, mesmo as que estejam acima do peso e sedentárias.


Dentre tantos benefícios da atividade física na gestação, destacamos: combate a diabetes gestacional, reduz os riscos de pré-eclâmpsia,  controle do peso, dor nas costas.


Mas há algo novo dentre esses benefícios que tem atraído atenção dos pesquisadores: exercícios durante a gestação tem se mostrado eficazes contra a obesidade infantil. Segundo pesquisadores da Universidade Alemã de Esportes da Colônia, atividades físicas, praticadas por gestantes, afetam o metabolismo do feto e trazem efeitos positivos para a criança na infância. 


Lógico que atividades de contato e que tenham grande impacto articular não são indicados, como também não são indicados exercícios caso a gestante esteja com qualquer tipo de sangramento, contrações ou dilatações precoces,neste caso deve-se procurar um médico, bem como se exercitar quando o clima estiver quente ou estiverem resfriadas, com dor de cabeça ou tontura e vertigem.


Ou seja, estar grávida é mais um motivo para sair do sedentarismo! Além de ser benéfico para você, também é para o bebê! Mas lembre-se, qualquer atividade tem que ser acompanhada por um profissional formado em educação física e você ter sido liberada pelo médico. 

 

 

 

Kakáh Federico – Profissional de Educação Física (UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, pós-graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF/RJ), Musculação e Treinamento Físico (UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico (UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias